Tudo sobre trombone e o meio musical.

O Trombone de Vara

30/04/2011 23:30

 

História do Trombone de Vara

 

Originalmente desenvolvido na Alemanha foi chamado de Sackbut (literalmente "empurrar-puxar"), durante o século XV, o trombone foi o primeiro instrumento de metal que pôde tocar a escala cromática. Era utilizado principalmente nas igrejas, também executado em grupos de sackbut ao ar livre onde tocavam danças renascentistas.

Um instrumento sem igual o sackbut é diferente do Trombone moderno, devida a evolução e pesquisas ocorrida nas construções de instrumentos, sua campana aumentou o diâmetro a tubulação da vara também aumentou, fabricaram-se válvulas que facilitam a execução. A qualidade sonora do trombone se iguala em qualidade da voz humana, por isso foi considerado um instrumento sagrado.

Johann Sebastian Bach usou o trombone em 15 cantatas, durante o período Barroco foi firmada a família do trombone que são denominadas tal qual as vozes humanas ( soprano, contralto, tenor, baixo), o trombone soprando quase não se usa, pois fora substituído pelo Trompete já desenvolvido, o trombone contralto é mais usado em peças de orquestras fazendo parte do naipe ou como solista, os tipos de trombones mais usados são o tenor, baixo.

Com a morte de Bach ( 1750 ), o trombone perdeu um pouco de espaço nas composições. Os compositores Clássicos como Mozart e Haydn, usaram o trombone para peças de representatividade religiosa e sobrenaturais. Mas no século XIX, Beethoven somou na sua orquestra um trio de trombones na sua famosa Vª sinfonia, dali em diante os trombones aumentaram o poder sonoro das orquestras modernas, muitos compositores do século XIX, incluíram o trombone em suas orquestrações como: Wagner, Mahler, Bruckner, Brahms, etc... Mas Hector Berlioz fez referencia aos trombones em seu famoso tratado de instrumentação em ( 1843), que diz: "Em minha opinião, o trombone é a verdadeira cabeça da família dos instrumentos de metais. Pois sua nobreza é do mas alto grau; tem todos os tons sérios e poderosos da sublime poesia musical, acentos tranqüilos e imponentes

Emerbone© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode