Tudo sobre trombone e o meio musical.

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre temporada dia 26

26/03/2011 20:30

 

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre temporada dia 26

Temas de ‘A Feiticeira’ e de desenhos animados são citados nas obras do concerto de estreia

O Governo de São Paulo apresenta no próximo sábado, 26, concerto de abertura de temporada da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Sob regência de Dario Sotelo, o grupo faz apresentação às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí.

O concerto “dá o tom” do que está planejado para o ano de 2011: obras brasileiras e latinoamericanas, obras de caráter sinfônico sério de compositores atuais e de clássicos mundiais da composição para banda sinfônica, além de obras inspiradas nas diversas linguagens populares, não só do Brasil, mas também de outros países.

Para a primeira apresentação do grupo neste ano o maestro Sotelo selecionou as obras “Sonho Infantil” – Rapsódia Brasileira, de Edmundo Villani-Côrtes; Capriccio para Quarteto de Saxofones e Banda, de Warren Barker, com solos do Quarteto de Saxofones formado por Rafael Migliani (sax soprano), Maikel Morelli (sax alto), Erik Heimann Pais (sax tenor) e Giancarlo Medeiros (sax barítono); “Elgar Variations”, de Martin Ellerby; “Divertimento para Banda”, de Ira Hearshen; e “Cartoon”, de Paul Hart.

A abertura intitulada “Sonho Infantil”, do compositor Villani-Côrtes, foi composta em 1993, durante sua estada no município de Tatuí.  “Uma das grandes paixões musicais do maestro Villani-Côrtes é a música tradicional do repertório folclórico brasileiro para crianças, e foi com base neste repertório que ele compôs a sua Rapsódia Infantil. Além de citar alguns dos temas do ‘Peixe Vivo’ e ‘Teresinha de Jesus’, ele mantém todo o clima onírico infantil por meio de orquestração extremamente refinada, com gama de timbres inusitados dos teclados percutidos, xilofone, vibrafone, bells sinfônico, além do piano, que tomando as cores dos diversos instrumentos de sopros, cria atmosferas muito coloridas”, afirma o maestro.

Outro destaque do concerto é a obra de Warren Barker, compositor dedicado à produção musical de trilhas sonoras de séries televisivas. Na apresentação, há citações do seu tema mais conhecido, o do seriado “A Feiticeira”, com solos do quarteto de saxofones.

A obra “Elgar Variations” será apresentada pela primeira vez na América Latina, sendo que em seguida será executada “Divertimento”, de Ira Hearshen. O concerto termina com brincadeiras musicais com a obra de Paul Hart, compositor inglês. “Hart toma algumas ideias de trilhas sonoras de desenhos amimados, e principalmente seu caráter divertido para compor este grande rondó sinfônico, com solos para todos os naipes da banda sinfônica, deixando as surpresas musicas para serem devidamente apreciadas”, comentou Dario Sotelo.

Para este ano de 2011, a Banda Sinfônica programa dois projetos direcionados a crianças - “Sonho de Criança”, no primeiro semestre, e “A História de Petroushka”, no segundo semestre -, ambos realizados em colaboração com o Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí e Secretaria de Educação de Tatuí. O grupo também deverá receber regentes convidados, acompanhar alunos solistas do Conservatório de Tatuí, e renomados solistas nacionais e internacionais.

SERVIÇO

 


 

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí


 

Abertura de Temporada 2011


 

Dario Sotelo, regente


 

26 de março - 20h30


 

Teatro Procópio Ferreira


 

Rua São Bento, 415


 

Retirada de ingressos: de terça a sexta, das 15h às 19h, e nos dias de eventos até as 21h30


 

Informações: 15 32058444

 

Emerbone© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode